Tutoriais HostHP

Saiba como utilizar o Cloudflare em sua hospedagem!

Seja bem vindo a mais um tutorial HostHP, neste tutorial vamos apresentar uma forma simples de você entender sobre o CloudfFlare, suas vantagens e de como você poderá estar configurando.

Atenção, antes de prosseguir leia o tutorial completo! Evite transtornos.

O que é o Clouflare ?

 

O Cloudflare é um serviço de CDN, onde ao o usuário visitar um site que contem o cloudflare ativo, a velocidade para entregar o conteúdo aumentará de forma gigantesca, pois não existirá necessidade de processamento de dados no servidor.
É como se o Cloudflare funcionasse como um espelho do servidor, pois ao o usuário acessar o site, ele na verdade passará pelo CDN e esse CDN irá entregar o site que ele contém em ‘cache’, sem a necessidade de processamento do servidor, a menos que a página tenha sido alterada. Isto quer dizer que se um site estiver num servidor em Portugal e se eu estiver nos Estados Unidos, sempre que eu entrar no site estou a carrega-lo a partir dos servidores que a Cloudflare tem nos Estados Unidos em vez da ligação ser feita ao servidor que está em Portugal. O resultado é uma maior velocidade e também uma poupança de recursos no meu servidor.


Segurança

A tecnologia desenvolvida pela empresa permite proteger o seu site de ataques de spam, sql injection, ataques ddos, etc porque todo o tráfego passa pela rede do Cloudflare e qualquer situação anormal é rápidamente bloqueada.

Prós e Contras do Cloudflare

 

Todos os sistemas e serviços têm pontos bons e pontos maus e o cloudflare não é excepção.

Pontos a favor:

  • Não há limite de tráfego
  • Configuração rápida (5 minutos no máximo)
  • As principais funcionalidades estão disponíveis no plano gratuito
  • Optimização automática dos ficheiros html, css e js
  • Firewall na “nuvem” (pro)
  • Sistema “Rocket Loader” (pro)
  • Website preloader (pro)
  • Certificado de SSL activo em um clique (pro)
  • Estatísticas de utilização
  • Suporte a IP V4 e IP V6
  • Permite que você poupe recursos no seu servidor
  • Sistema “always online” que mantem o site online mesmo quando o servidor está offline
  • Protecção Hotlink
  • Várias aplicações que adicionam mais funcionalidades ao serviço
  • Compatível com os browsers mais usados
  • Vários servidores nos EUA, Europa e Ásia
  • Pouca probabilidade de ser afectado por problemas pois quando um servidor tem problemas o tráfego é redireccionado para outro
  • Se usar o plugin “W3 Total Cache” pode limpar a cache do cloudflare em segundos
Pontos contra:
  • Num site com muitas visitas, pode ser necessário adicionar a lista de ip’s do cloudflare a white list do seu servidor para que as pessoas consigam ver bem o site
  • Alguns serviços só estão disponíveis para quem paga


1- Criando conta no Clouflare ?

 

a. Acesse a pagina do CloudFlare cloudflare.com/sign-up e crie uma conta ou faça o login caso já tenha uma conta criada.


b.
Escreva o endereço do site (em o http:// e sem o www.) e clique em “Add this website”


c.
Na pagina seguinte o CloudFlare importar automaticamente informações do seu site.


d.
Selecione o plano desejado, abaixo vamos escolher o plano gratuito.

e.
Está janela é para configuração de apontamento DNS do seu site.

f. 
Abaixo será a janela que você vai estar visualizando para apontamentos.


2- Como configurar o Clouflare ?

 

a. Vamos primeiro configurar de forma correta o apontamento mail tipo CNAME para tipo A clique no X para remover.


b.
Depois de ter removido vamos recriar o apontamento tipo A – mail – com IP do servidor – deixando a nuvem ligada, como demonstrado abaixo

c.
Esse apontamento tipo A mail deve ficar como demonstrado abaixo.

 

d. Agora vamos fazer o apontamento MX do seu site, clicando na opção demonstrada abaixo, adicione o endereço padrão do seu servidor, caso não tenha entre em contato com suporte em seu central do cliente.


e.
Adicione o endereço padrão do seu servidor e clique em Save.


f.
Agora lembre-se de deixar a nuvem desligada do CPANEL, FTP, WEBMAIL E WHM, para saber se está desativado as nuvens devem estar cinzas, se estiver laranja, basta clicar em cima para deixar cinza.

 

3- Usando DNS do Clouflare.

 

a. Depois de ter configurado seu Cloudflare use os DNS para efetuar a alteração onde você registrou seu domínio, exemplo de um registrador é o registro BR e aguarde a propagação.


b.
Quando efetuar a alteração dos DNS você tem que aguardar propagar, quando for propagado pelo seu registrador pode estar conferindo no seu painel CloudFlare na Overview o status de ativação, caso esteja pendente vai estar como demonstrado abaixo.


c.
Quando o CloudFlare estiver ativo para o seu site o painel vai mostrar como demonstrado na imagem abaixo.


4- Ativando seus DNS personalizados no Clouflare.

 

a. Para que continue usando seus DNS personalizados se você for um cliente Revenda, você deve efetuar o apontamento do ns1 e do ns2 no Cloudflare para o IP do seu servidor com a nuvem desligada como demonstrado na imagem abaixo.


b. Como demonstrado abaixo foram adicionados o ns1 e ns2 apontando para o IP do seu servidor, com as nuvens desligadas, assim seus clientes que utilizam seus DNS não perderam o acesso mesmo você usando os DNS do Cloudflare.


5- Ativando seu subdomínio no Clouflare.

 

a. Para usar sudo minio com apontamento Cloudflare você deve configurar o apontamento no seu painel Cloudflare, se não fizer isso seu subdomínio vai ficar fora, e para ajudar você nesse procedimento segue uma forma simples de fazer esse apontamento.
Adicione um apontamento tipo A – com o nome do seu subdomínio se for controle.seudominio.com.br adicione apenas controle, em seguida adicione seu IP do servidor, deixe a nuvem liga e finalize clicando em add record.

b. Pronto agora seu subdomínio deve funcionar normalmente com o apontamento Cloudflare, lembrando que a nuvem deve ficar ligada.


Este foi mais um tutorial HostHP, onde aprendemos como configurar o Cloudflare, deseja ter um tutorial de sua duvida publicado aqui ?

Entre em contato atendimento@hosthp.com.br e nós informe qual o próximo tutorial deseja que criamos!

Att,
Renato S. Ramos

www.hosthp.com.br

0800 932 0000 Ramal: 6954

Deixe uma resposta